sábado, 4 de setembro de 2010

O Calafate


Calafate


Nome científico: Padda (Lonchura) oryzivora significa "comedor de arroz".

Nome popular: Pardal de Java, Pada. ou Calafate que vem dos calfat, como eram chamados os marinheiros encarregados de vedar as juntas das embarcações, na função de calafetar o navio, normalmente com estopa para impedir a passagem de ar ou água. À sua semelhança, o Calafate constrói o ninho como se fosse uma bola oca e o fecha bem, de forma que reste apenas uma pequena abertura de entrada para a luz não se infiltrar.O calafate é um pássaro granívoro, por isso deve ser alimentado com uma mistura de sementes, 30% alpiste, 70% de painço, mistura esta que deve ser soprada e reposta todos os dias, verduras como almeirão, espinafre, ou chicória devem ser fornecidas pelo menos uma vez por semana, farinhada é essencial para a boa saúde do pássaro e deve ser servida e trocada todos os dias, especialmente na época de reprodução e muda de penas, também devemos servir osso de siba, ou casca de ovos de galinha torrada por 20 a 30 minutos e triturada, os dois produtos são fontes de cálcio essenciais para os pássaros principalmente na época da postura, quando e especial as fêmeas precisam de reposição de cálcio. Para completar, uma tigela de areia de rio lavada, deve ser deixada a disposição dos pássaros, a areia é um elemento muito importante para a saúde dos pássaros. É ótimo para a higiene e para mantê-los em boas condições de saúde, pois contém minerais, cálcio e auxilia na digestão das aves.

Origem: Ilhas Indonésias como Java, Sumatra e Bornéo.

MUTAÇÕES:

Branca - Tem os olhos pretos.

Albina - Branca com os olhos vermelhos.

Canela - Cabeça marrom escura e corpo marrom claro.

Isabelina - Cor marrom mais clara que no Canela.

Canela diluído - Corpo branco, cauda e cabeça bege e olhos vermelhos.

Arlequim - Manchas brancas irregulares sobre o corpo cinza.

Tamanho: até 15 cm.

Instalações: Local protegido de ventos e chuvas, com bastante claridade.

Cuidados essenciais: A água do bebedouro deve ser trocada diariamente. E como adoram tomar banho, você pode colocar na gaiola uma pequena banheira de cerâmica para que eles possam se divertir, tendo o cuidado de trocar igualmente essa água todos os dias. A água, nesse caso, também ajuda a manter a umidade necessária para que os ovos choquem. Da mesma forma, a gaiola e o poleiro devem estar bem limpos. A bandeja precisa ser limpa com intervalos de um dia e o poleiro uma vez por semana.

CALAFATES - REPRODUÇÃO:



Identificação sexual: o macho adulto canta, seu bico ocupa uma área maior na face e tem o anel em volta dos olhos mais vermelho.

Ninho: caixa de madeira, 20cm x 20 x 20, com tampa, fora da gaiola com a abertura redonda voltada para a gaiola.

Material para construção do ninho: sisal, capim barba de bode, folha de papel cortada em tiras, fibra de coco, grama japonesa, grama preta, etc.

Reprodução: início de março até final de outubro.

Postura: Botam de 4 a 10 ovos que eclodem após 14 a 18 dias. Os filhotes são separados dos pais aos 40 dias, quando se inicia uma.

Os calafates são grandes criadores, cuidam dos filhotes como poucos pássaros e reproduzem com muita facilidade.São pássaros que não devem ser misturados com outras espécies, por serem muito agressivos, mas podem ser criados em colônias sem problemas.Para que façam o ninho deve-se fornecer farto material, como grama japonesa, sisal, grama preta ou capim barba de bode que é o preferido deles. A identificação sexual pode ser feita pelo canto do macho, já que a fêmea não canta, é esta a forma mais segura para a distinção dos sexos, existe também o dimorfismo sexual, no macho adulto o bico ocupa uma área maior na face e tem o anel em volta dos olhos mais vermelho, mas este tipo de identificação requer um pouco de experiência com a espécie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2009 Template feito por Hex booter TE