sábado, 4 de setembro de 2010

O Manon O manom é uma espécie facílima de se criar. Forte e resistente, extremamente adaptável, não tem segredos para sua criação em cativeiro, aliás


Manon


O manon é uma espécie facílima de se criar. Forte e resistente, extremamente adaptável, não tem segredos para sua criação em cativeiro, aliás ele não existe na natureza. Originário da Ásia, este pássaro é membro da família dos Estrildinos e, ao contrário de muitas aves, surgiu graças à intervenção do homem. O Manon é resultado de uma seleção de criadores japoneses a partir da espécie silvestre Lonchura striata - raríssima hoje em dia.

Com aproximadamente 11cm de tamanho, ele habitava as regiões da Índia, China Meridional, Taiwan, sendo encontrado desde o Sul até Sumatra. Através da seleção, o Lonchura striata ganhou sua variedade doméstica, o Manon. O nome brasileiro deriva de designação francesa, Moineau du Japon (Pardal do Japão), mas há quem o conheça também por Capuchino do Japão. Na Inglaterra, o nome é Bengalesee nos Estados Unidos Society Finch. Sem ele, muitas espécies praticamente não existiriam em cativeiro e por uma razão muito especial: ele é doído por sua prole. E não apenas pelos seus filhotes, mas também pelos de outros pássaros da mesma família, que ele cria sem o menor preconceito.

Foram esses dotes de "pai adotivo" que lhe valeram a consideração dos criadores não apenas no Brasil, como em todo do mundo. Afinal, Manon é pai e mãe para toda hora, exatamente nos moldes de antigamente.

Gaiola - Extremamente adaptável ao cativeiro, o Manon procria até em gaiolas pequenas (40 x30 x 30 cm). Basta então introduzir um ninho, que é uma caixa de madeira (cerca de 15 x 10 x 10 cm) com um furo na frente. Se o criador quiser, pode ajudar o feliz casal deixando à mão pedaços de 20 a 25cm de capim barba-de-bode - com o qual eles enfeitarão o ninho.

Alimentação - O Manon é um pássaro granívoro, por isso deve ser alimentado com uma mistura de sementes (alpiste, senha, painço), verdura (almeirão e chicória), e a famosa farinhada de canário, especialmente na época de reprodução. Para completar, um pote de areia ou pedra para o fornecimento de cálcio e sais minerais para esta ave, ou então, juntar cascas de ovo de galinha, levar ao forno (para esterilizar contra possíveis micróbios) e moer, pondo tudo numa tigelinha dentro da gaiola.

Cuidados - A água do bebedouro deve ser trocada diariamente. E como o Manon adora tomar banho, o criador pode colocar na gaiola uma pequena banheira para que ele possa se divertir, tendo o cuidado de trocar igualmente essa água todos os dias. A água, nesse caso, também ajuda a manter a umidade necessária para que os ovos choquem. Só não é bom manter a banheira com filhotes no ninho, pois um deles pode cair e morrer afogado. Da mesma forma, a gaiola e o poleiro devem estar bem limpos. A bandeja precisa ser limpa com intervalos de um dia e o poleiro uma vez por semana (colocando-se, inclusive, um pouco de inseticida SBP ou querosene no corte que fica preso à gaiola, evitando assim a proliferação de piolhos).

Reprodução - Feita a separação dos casais e construído o ninho, a fêmea do Manon passa por um período de incubação que varia de 13 a 18 dias, ao final do qual chega a botar até 8 ovos. Ela passa a contar também com a participação do macho para chocar os ovos. Nascendo os filhotes, convém reforçar a alimentação com a farinhada de canário. Ao término de 45 dias em média, os filhotes estão prontos para se alimentarem sozinhos e com isso devem ser separados dos pais. Inicia-se todo o processo novamente, contando desta vez com outros exemplares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2009 Template feito por Hex booter TE